quinta-feira, 10 de julho de 2008

Game Design: Movimentos no mercado nacional

Passei o olho no jornal hoje e achei uma pequena nota na ponta da página do Valor Econômico:
No tatame e na gôndola
O setor de games no Brasil vai dar um salto no melhor estilo dos guerreiros de Kung Fu Panda. Grandes de redes varejistas resolveram entrar para valer no segmento e vão reservar espaços maiores e exclusivos para a venda dos produtos. Wal-Mart, Lojas Americanas e Extra fecharam umn contrato com a Synergex, maior distribuidora canadense de games que está há um ano no Brasil. "Com isso a categora vai sofrer um grande up grade. O mercado até então estava desorganizado, não havia fornecedores em quem as redes varejistas pudessem confiar", explica Glauco bueno, diretor para América Central e do Sul da Synergex.(...)
Com a nova cartela de clientes, vai ter um incremento de 25% no faturamento. A companhia distribui os games de desenvolvedores como Square Enix, Capcom, Midway, Take-Two Interactive, Activision, Disney Interactive, Ubsoft. Os t´tulos servem para as plataformas Nintendo DS, Playstation 2, Playstation 3, PSP, Xbos360 e Wii e também games para PC.
Tatame I
Bueno aposta que o mercado vai crescer ainda mais em 2009. Outros grandes players, como Casas Bahia e Pernambucanas, diz ele, também devem entrar nesse nicho. "Atualmente, as empresas só compravam lotes esporádicos para datas especiais, como Natal." Segundo Bueno, o segmento estava carente de distribuidoras confiáveis, que garantissem a frequência de novos títulos. E a nova fase deve dar aos aficionados fitas com preços menores, variedade e lançamentos simultâneos com os Estados Unidos. A grande aposta de Bueno é o lançamento das fitas da animaçao Kung Fu Panda. Ele comanda as operações do Brasil, Chile, Colômbia e está comprando uma distribuidora local argentina para começar as atividades naquele país. "O Chile e a Colômbia são mercados mais consolidados. O Brasil e a Argentina estão no patamar do Canadá de dez anos atrás."

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