terça-feira, 2 de setembro de 2008

Brasil: "Eles querem voar alto" - Veja

Na semana passada tive a oportunidade de dar uma folheada na revista Veja. Não é das minhas revistas preferidas, mas como fazia tempo que não olhava uma revista semanal, não deixei passar a oportunidade.
Encontrei lá uma matéria sobre uma nova parceria entre a Embraer e David Neeleman, empresário fundador da JetBlue, grande companhia aérea de baixo custo dos Estados Unidos, e que, em breve terá uma empresa similar aqui no Brasil também. Denominada de Azul, a nova emrpesa encomendou 36 aeronaves da Embraer, em um negócio de 2,5 bilhões. Teóricamente, neste negócio todos sairam ganhando, tanto o próprio Neeleman, quanto a Embraer e nós, como clientes. Neeleman diz que os aviões da empresa brasileira são fundamentais para o sucesso do negócio, eles proporcionam um gasto menor. A Embraer ganha uma vitrine para seus aviões, que merecem destaque. O jato 195, que será utilizado pela Azul, possui um sistema eletrônico de bordo que agrega um maior número de informações que agiliza a manutenção e reduz o tempo em solo, um sistema também eletrônico de pilotagem elimina peso de fios e cabos de aço, presentes no sistema mecânico. A fuzelagem de fibras de carbono reduz 10% do peso, proporcionando maior rendimento. Alem disso o design também proporcionou uma redução de 20% do peso em relação às aeronaves similares de 118 lugares, e mais,o motor controlado por computador tem um desgaste menor.

embraer_195

A Azul pretende ter um gasto 33% menor que os de outras companhias utilizando as caracteriscas do jato 195 da Embraer e outras medidas utilizadas na JetBlue, ou mesmo na Gol. Nos resta aguardar as prometidas passagens com valores similares às passagens de ônibus.

Obs. De uma olhadinha no site da Embraer, num vai lhe custar nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário