sábado, 12 de março de 2011

GameWorld 2011


Nesta última sexta feira, dia 11, aconteceu a abertura da 7º edição do Troféu Game World 2011. Neste primeiro dia ocorreu algumas palestras para profissionais da área e estudantes - eu - de desenvolvimento de jogos. Após as palestras ocorreu a cerimônia de premiação.


Quanto a cerimônia, eu não fui convidado, mas nas palestras que ocorreram, eu estava presente. Primeiramente, depois de um pequeno atraso, Guilherme Camargo (Gerente do XBox 360 no Brasil), Bill Van Zill (Gerente Geral da Nintendo da America Latina), Anderson Gracias (Gerente Geral do Playstation na Sony Brasil) e também o Cláudio Macedo (CEO da NC Games). Esta foi, sem dúvida a palestra mais interessante. Todos apresentaram os planos para o mercado brasileiro de jogos neste ano e enfatizaram os jogos traduzidos para o português, alguns com dublagem e outros com legendas, prova de que estão dando um pouco mais de atenção aos jogadores brasileiros. A Nintendo lançará o 3DS com a interface totalmente em português - não lembro de ter ouvido "wii" durante a apresentação. A Sony apresentou seus planos para trabalhar melhor com o mercado varejista no Brasil - boring. A Microsoft comemorou os número$ até aqui. Já a NC Games prometeu investimento para 2011 inédito no mercado.

A palestra que o Fabio Yabu iria participar foi cancelada. Motivo? Nem ele sabe.

Depois podemos ver o Hector Sanchez, produtor da ultima versão da série Mortal Kombat, respondendo algumas perguntas. De forma muito descontraída, respondeu as questões sobre o processo de desenvolvimento e os caminhos para se tornar um profissional. Ainda rolou uma foto com a Panela:

Leandro, eu, Hector Sanchez e Heitor

Enfim subiu ao palco José Carlos Rodrigues, chefe da Disney Online Studios para a America Latina, apresentou, para quem assim como eu não conhecia, o Club Penguim, jogo/rede-social para crianças.

Durante todo o dia, entre uma palestra e outra, podemos percorrer os estantes e ver o que de bom estava sem exposto. O Nintendo 3DS foi a cereja do bolo da festa, com um belo estande, a Nintendo nos deixou jogar um pouco e experimentar o fantástico efeito 3D sem óculos, que é mesmo fantástico. O Leandro arriscou alguns passos no Mickael Jackson Experiense no Kinect. o Gears o War 3 estava lá mas nem joguei, não deixaram. A NVidia colocou 4 super-maquinas com Crysis 2 em 3D para jogarmos o multiplayer, que é muito bom por sinal. Mortal Kombat era para estar disponível para jogar, mas Murphy não deixou - assim que saímos de exposição ligaram o jogo.

Na cerimônia de premiação eu não pude estar presente - não fui convidado para esta festa pobre - mas o site Kotaku esteve e fez uma matéria excelente.

Tinha muita coisa legal pra ver nos diversos estantes, difícil comentar tudo agora. Vejo o mercado de jogos começar a dar passos muito interessantes. Como disse Hector Sanches, eram aqueles naquele auditório que iriam produzir o grande título AAA brasileiro que aguardamos. A Panela Games estava lá.

Um comentário: