quarta-feira, 11 de junho de 2008

música: Itsari - Imperial

Podem jogar as pedras, eu mereço. Mas, depois destas férias de blog, é hora de escrever, afinal blogs são para isso. E o assunto é sensacional.

Depois de ter recebido da mão do Daniel o segundo CD do Envydust, quer por acaso, ou não, se chama UM, eu escrevi aqui no blog sobre ele. Na busca de links que coloco junto com o texto - que ninguém clica para ver - vi no site da Idealshop um CD que eu achei que não existia. Para minha surpresa o Itsari, magnífica banda de Petrópolis formada em 1999, que eu acreditava ter encerrado as atividades, concluiu um prometido “segundo” CD - segundo entre aspas pois antes de tudo existe um demo (!?) - lançado em 2007 com o nome de Imperial. O álbum apresenta 13 faixas sendo uma instrumental e a primeira é a introdução. Para quem curtia o som dos caras não vai se decepcionar com o disco. Som pesado, gritado, barulhento, forte e as vezes melancólico. As letras, escritas por Rafael Ferreira, guitarrista, com parceria de Bruno Fernandes, vocal, em duas delas, são um caso a parte. Escritas de forma primorosa, tanto em inglês quanto em português, mostram o talento dos petropolitanos, se é que são todos de lá mesmo. Confira:

Last night
Came back
The idea of private hell
Too cold to the touch
But where I burn so much
Where a gang of dogs guard my soul
And put the selves in my way
Whenever I try to escape
From this town
Damn Cerberus in my way
Whenever I try to escape
From
My little hell
(Trecho de Gang of Dogs)

Leito dos nãos
Dos sonhos vãos
Só pó, só chão
Seco! Seco!

Nem Riacho
Nem Estrada
Nem passos, nem água
Nada! Nada!

Espinhos sem cactos
Desejos sem atos
Malogros de fato
Inatos! Inatos!
(Trecho de “Córrego Seco”)


Para quem não conhece e ficou curioso, descubra no TramaVirtual, lá você encontra informações sobre a banda, um blog desatualizado, e o principal: MP3. Poderá baixar o primeiro CD inteiro, Desespero na Bossa Nova, que é espetacular. Este eu também tenho e se você não tem, provavelmente nunca vai ter. A banda divulga um site: www.itsari.com.br - que eu nunca consigo abrir. Boa sorte para você - Que até que era interessante, mas nunca tinha novidade, quando abria. Depois de experimentar compre na Idealshop por 10 reais. Prepare seus ouvidos.

...

Escrever sobre o Itsari me fez lembrar do Moebius. Os caras mandaram pra mim, lá de Petrópolis, o CD Passando o Som, do Moebius de brinde quando comprei o Desespero na Bossa Nova. Se alguém souber de algo me conte.

2 comentários:

  1. Bem, primeiramente, queremos agradecer as elogiosas palavras dirigidas à banda. Muito obrigado pelo comentário mesmo.

    Quanto à dúvida sobre nossa naturalidade, somos todos petropolitanos sim, apesar de somente um de nós ainda residir na cidade, e o disco é bastante inspirado em nossa Imperial cidade natal.

    Agora, quanto às letras, só corrigindo: as letras são todas compostas por mim (Bruno). As músicas que foram todas compostas pelo Rafael, sendo que em duas delas tive participação também. Os arranjos são feitos por toda a banda.

    A respeito do site, aderimos à tendência de vários músicos da atualidade, que é a utilização de nosso myspace (www.myspace.com/itsarisuicide) como site oficial, uma vez que ele permite maior interatividade com os fãs e agilidade nas informações sobre a banda. Talvez reativemos o antigo site um dia, mas por enquanto não há planos, uma vez que o myspace (aliado ao fotolog e ao orkut) tem se mostrado uma ferramenta mais dinâmica de divulgação.

    Sobre o Moebius posso dizer que era uma outra banda em que o Rafael tocava, mas que, infelizmente, encerrou suas atividades.


    Bom, é isso aí.

    Um abraço e, mais uma vez, muito obrigado pelo espaço e não pare com o excelente blog.

    ResponderExcluir
  2. [...] eu para agradecer ao Itsari – banda petropolitana – que me deu a honra de um comentário no post escrito a muitos alguns dias atras sobre o maravilhoso CD Imperial. No seu comentário bruno deixou [...]

    ResponderExcluir