Em citação de carta de Thomas Jefferson para seu sobrindo Peter Carr:
Joga fora todos os medos de preconceitos servis, sob os quais as mentes dos fracos se curvam. Coloca a razão firmemente no trono dela, e apela ao tribunal dela para todos os fatos, todas as opiniões. Questiona com coragem até a existência de Deus; porque, se houver um, ele deve aprovar mais o respeito à razão que o medo cego.
Agora uma parabula de Bertrand Russell
Muitos ortodoxos falam como se fosse obrigação dos céticos contraprovar dogmas consagrados, e não dos dogmáticos comprová-los. Isso é, claro, um equívoco. Se eu sugerisse que entre a Terra e Marte há um bule de chá chinês rodando em torno do Sol numa órbita elíptica, ninguém seria capaz de contraprovar minha afirmação, desde que eu tenha tido o cuidado de acrescentar que o bule é pequeno demais para ser revelado até pelos nossos telescópios mais potentes. Mas, se eu prosseguisse dizendo que, como minha afirmação não pode ser contraprovada, é uma presunção intolerável por parte da razão humana duvidar dela, imediatamente achariam que eu estava falando maluquices. Se, porém, a existência do bule tivesse sido declarada em livros antigos, ensinada como a verdade sagrada todos os domingos e instilada na cabeça das crianças na escola, a hesitação em acreditar em sua existência se tornaria um traço de excentricidade e garantiria ao questionador o atendimento por psiquiatras numa era esclarecida ou por um inquisidor em eras anteriores.
Por favor, leiam, reflita e comentem.
Obs. Extremamente aconselhável ler um pouco da biografia dos três citados aqui.
E aew meu jovem !!! gostei do desenho do gatinho !!!
ResponderExcluirQuando a deus é dificil te explicar, mas acredito que ele tenha uma força que se manifesta positivamente e que vc não percebe assim do dia pra noite, ultimamente tenho percebido muito isso, ele se manifesta em meu dia a dia, acordar p/ trabalhar, ter novas oportunidades, novas conquistas, vc poderia me falar que isso é sorte e tudo um blá blá blá, mas porque nao acreditar que existe uma energia em que DEUS me transmite coisas boas, vc sabe que tb não sou apegado a religião, ir na igreja $$$, isso envolve dinheiro, capitalismo, bom não vem ao caso isso é outra historia, mas hj tenho certeza que ele existiu e que ele realmente faz coisas sem que ao menos nos de conta.
Pense no q escrevi tb, tente perceber em como as coisas vem acontcendo na sua vida, morar sozinho, novas oportunidades de emprego, o seu namoro, vc acredita que tudo isso vem d q?
Abraços
Gostei dos trechos inclusos, apos nconviver com vc dividindo o kafofo cheguei até ter duvida desta fé, pois vc consegue realmente separar isto de sua realidade.
ResponderExcluirMas como o Daniel disse acima, de onde vem todas as coisas que vc conquista, não digo em dinheiro, mas em experiencia, convivio e maturidade.
Pois como diz a musica: Fé é toda certeza que dispensa provas!!
Até mais!!
Meu caro João Vitor (é isso mesmo?),
ResponderExcluirFiquei intrigado com sua afirmação: "Não tenho religião, não acredito na existencia de Deus e quero firmar um pouco mais minhas opiniões."
Penso que o ser humano foi dotado de razão e capacidade para buscar a verdade, e não simplesmente para tentar firmar seus próprios achismos e opiniões... porque ao fazer isso estamos ceifando nossa verdadeira capacidade cognitiva e sendo pouco honestos conosco mesmos.
Como você bem sabe o ser humando foi dotado de racionalidade e livre-arbítrio e tem toda a condição de decidir crer no que quiser, mas convido-o a um olhar mais atento sobre o transcendente, a consciência, o desejo do belo, o desejo de felicidade, o repúdio pelo erro, a sede de verdade, a origem da natureza e todos esses temas que, em suma, nos levam a questionar a existência ou não-existência de Algo maior... enfim, convido-o a repensar (com honestidade) se o mais inteligente é acreditar naquilo que nós queremos acreditar (independente de critérios lógicos) ou procurar, com transparência e humildade, a razão de ser das coisas. E acredite, o Cristianismo (entenda-se Igreja Católica) tem a resposta para esses questionamentos mais básicos do ser humano!
Uma sugestão de leituras sobre o tema "Fé e Razão" você pode encontrar nesse excelente blog: http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/blog/tubodeensaio/
Se quiser me responder peço que o faça por e-mail, pois não sei quando entrarei aqui novamente.
Que o Esplendor da Verdade possa brilhar na sua vida!
Cordialmente,
Renato.
[...] jv!munduruca Just another WordPress.com weblog « leitura: DEUS, UM DELÍRIO de Richard Dawkins [...]
ResponderExcluir[...] domingo. Eu pensei em escrever algo aqui para debater o assunto - como ocorreu com o assunto da existência de Deus - mas, alem da preguiça, fiquei preoculpado pois no caso da eleição pode existir dois, ou mais, [...]
ResponderExcluir[...] minha leitura do livro “Deus, Um Delírio” li recentemente um trecho onde Richard Dawkins - o autor - analisa as cinco provas para a [...]
ResponderExcluirRusserl no final da vida afirmou:"Sim, Ele existe." Assim como grandes pensandores. Kant já chegou a afirmar: "Você não pode se esconder de Deus, mas Deus pode se esconder de você".
ResponderExcluirEsses grande homens esperavam mais do que niguém a revelação de Deus.
Olá João,
ResponderExcluirMeu ponto de vista é que Deus existe sim, e caso vc tenha duvida se existe ou não, deve orar (perguntar) a Deus e com certeza Deus ira responder em seu coração as duvidas que vc tem.
Eu tenho alguns testemunho na minha vida
-Já fui curado de alergia, restaurações pessoais, passei em concurso publico, e muitas outras bençãos e estou feliz da vida.
Deus existe e nos quer bem, quer cuidar nós. Temos que ouvir e praticar suas palavras se quisermos ter uma vida com Ele
Hhuahuauah! O Brasil possui falsos agnósticos que não pensam e nem questionam. Preferem ficar presos a uma resposta simples que não diz nada para algo tãocomplexo como o universo.
ResponderExcluirOla, Raimundo, obrigado pela visita e pelo comentário, mas fiquei um pouco confuso. Quem esta chamando de agnóstico? No meu ponto de vista, presas estão os brasileiros - e espero que você não seja um deles - que vivem dutrinados com as crenças místicas de tempos tão distantes e totalmente sem evidências.
ResponderExcluirOi Marcelo, ja passou um tempo que você deixou este comentário, mas desta vez que li resolvi responder. Você diz pra orar e esperar uma resposta de Deus em meu coração, mas qualquer coisa em meu coração poderia ser interpretado como resposta, basta que eu queira, até mesmo um ataque cardíaco. Você fala dos seus testemunhos, fico feliz por você consegui superar suas dificuldades, mas sei que tem muitos religiosos que - de fé sincera - que passa fome. Porque Deus daria atenção para sua prova do concurso publico? Você acredita que Deus existe porque você quer que ele exista. Você não chega na verdade se fizer a pergunta e escolher a resposta que mais lhe agrada.
ResponderExcluir