sábado, 17 de janeiro de 2009

Deus?: e a busca continua

Recebi um comentário a alguns dias e queria usar aqui meu direito de réplica – ou tréplica, ou seja la o que for – para alimentar uma discussão que me é muito interessante.

O comentário do Orlando da Costa – primeiramente muito obrigado por sua visita ao meu blog e pelo comentário – foi feito no post “Deus?: Provavelmente, Deus não existe”, mas ele não é referente a este post em específico, mas sobre a questão da crença mesmo. O comentário foi este:

EXISTEM DUAS TEORIAS PARA O SURGIMENTO DO “HOMEN” . A DO BIG BANG, QUE DIZ QUE O “HOMEN” SURGIU DA EVOLUÇÃO DE PARTÍCULAS. E A DA BÍBLIA ONDE “DEUS” CRIOU ADÃO E EVA.A BÍBLIA É O LIVRO MAIS LIDO NO MUNDO , OS ATEUS NÃO PRECISAM ACREDITAR NELA , MAIS PELO MENOS LEIAM-NA.TENTARAM FAZER UM ACELERADOR DE PARTÍCULAS NA FRANÇA DE 27 KM E NÃO CONSEGUIRAM PROVAR NADA, FOI UM DESASTRE.A BÍBLIA É O NOSSO MANUAL DE INSTRUÇÕES NELA VC ENCONTRA RESPOSTA PARA TUDO. UM POUCO DE CULTURA NÃO FAZ MAL PRA NINGUEM, NÃO NEGUE O SEU “CRIADOR” ESCOLHA O CAMINHO MAIS DIFÍCIL DEPOIS VC SERÁ RECOMPENSADO.”DEUS SEJA LOUVADO”

Ele diz que a bíblia é o livro mais lido do mundo, eu acredito, mas isso não lhe dá mérito nenhum. Meu objetivo nestas discursões é saber se Deus existe ou não, me nego a acreditar só por que muitos acreditam. Ninguem precisa acreditar na biblia e nem todos precisam ler, ainda mais quem foi criado numa sociedade dominantemente cristã em que que citações e referências bíblicas estão em cada esquina – família, TV, nome de ruas, igrejas, feriados – conhecemos a biblia superficialmente mesmo sem querer. E quanto as outras crenças? Como às conhecemos?

Escolher o caminho mais difícil é justamente a opção dos cientistas que criaram o acelerador de particulas – não com o intuito de provar a existência de Deus – o caminho mais fácil seria ficar sentados esperando o apocalipse acontecer com um livro embaixo dos braços, dando “Deus” como resposta a qualquer questão que não é capaz de responder.

Realmente, um pouco de cultura não faz mal a ninguem, mas tenho certeza que toda a cultura não esta contida unicamente na biblia. Tem um pouco no Alcorão, no Cânone Pali do Budismo, nos quadrinhos da Turma  da Mônica, no jornal diário, nos blogs da internet ou mesmo num livro ateista.

Agradeço, mais uma vez, ao Orlando pelo seu comentário e espero outros para enriquecermos ainda mais este debate.

Obs. Orlando, num entendi o “HOMEN” com N no final? Algum sentido especial?

3 comentários:

  1. A PALAVRA "HOMEN" COM N NO FINAL FOI UM ERRO ORTOGRÁFICO MESMO , ME DESCULPE.

    Me responda por favor, como acha que o "Homem" surgiu na face da terra.
    Atraves desta resposta tentarei te "Esplicar" minha experiencia com DEUS .Tente ler a Biblía sem intenção de criticar, mas com a intenção de entender.Faça uma experiencia , Fale assim ao ler a Biblía ; Se DEUS existe mesmo quero ver um sinal agora mesmo. Depois vc me fale o que aconteceu, parece fabula mas é real , milhóes de pessoas já tiveram essa incredulidade que vc está tendo , mas um dia vc vai , agradecer a DEUS por poder acordar abrir os olhos poder respirar

    ResponderExcluir
  2. Ola orlando, acredito que o homem seja resultado de uma seleção natural, de acordo com a teoria da evolução escrita por Darwin. Nunca li a biblia mas conheço de forma razoável a mensagem que ela traz. Não critico, mas não creio. A biblia é boa para quem precisa regrar sua vida, outras pessoas podem aprender o que é certo ou errado por outros meios. Procure você também em ver os dois lados da moeda, com a intenção de entender.

    Mais uma vez, obrigado pelo comentário. Espaço sempre aberto para a discussão.

    ResponderExcluir
  3. "Diante de Deus todos somos igualmente sábios e igualmente tolos."
    ...
    "Tenho pouco contato com as pessoas. Não sou muito sociável. Quero minha paz. O que desejo saber realmente é como Deus criou este Universo. Não estou interessado neste ou naquele fenômeno, no espectro deste ou daquele elemento. Interessa-me vitalmente conhecer os pensamentos de Deus; o resto são detalhes".

    A. EINSTEIN

    ResponderExcluir