Citações se tornam verdade se você está disposto a acreditar nelas. Afinal de contas, porque não acreditar, se elas afirmam justamente o que você afirmaria. - Faço minhas suas palavras, e seremos a verdade no mundo.
Dar ouvidos ao que queremos ouvir é muito fácil, assim como aceitar uma verdade imposta. Não posso afirmar que a Biblia é falsa, que Deus não existe, não tenho estas respostas. No entando, tento olhar em volta e ver o todo, extrair daí um caminho, sem medo. Outros absorve o que lhe é posto na frente desde a infância, onde aprendem quem é o certo e quem é o errado e que só o regrado conforme a bíblia será salvo. Durante toda sua vida, este prego será martelado, atravez de livros, televisão, rádio, pessoas. Tudo isto já está tão enraizado em você e nas pessoas ao seu redor que sua visão para tentar enxergar alem se torna cada vez mais turva. Muitos ja enxergam o mundo totalmente distorcido, com ações do “inimigo” em todo canto. Ficando rendido à um ciclo vicioso, onde tudo que é bom é de Deus e tudo que é ruim é do demônio. Martelando ainda mais aquele prego.
Russell, filósofo alemão, dentre outras citações, disse, em 1946, tempos depois de ter descoberto o argumento ontológico:
A pergunta verdadeira é: Existe alguma coisa sobre a qual possamos pensar e que, pelo simples fato de podermos pensar nela, tem sua existência demonstrada fora de nosso pensamento? Todo filósofo gostaria de dizer que sim, porque o trabalho do filósofo é descobrir coisas sobre o mundo pelo pensamento, mais que pela observação. Se a resposta certa é sim, há uma ponte entre o pensamento puro e as coisas. Se não, não.
Ainda pensando sobre a questão de interpretação da informação da melhor forma que particulamente lhe convir. Entender que a frase: “PROVAVELMENTE Deus não existe” é prova de que se não prova sua existência?
Darwin, autor da teoria da evolução - hoje mais real que teórica – é vitima póstuma do mais puro, se não ingênuo, preconceito:
Charles Darwin contou em sua biografia que eram falsas as afirmações de que seu avô Erasmus Darwin teria clamado por Jesus em seu leito de morte. Darwin concluiu dizendo que "Era tal o estado de sentimento cristão neste país [em 1802].... Nós podemos apenas esperar que nada deste tipo prevaleça hoje". Apesar desta crença, histórias muito parecidas circularam logo após a morte de Darwin, em particular, uma que afirmava que ele havia se convertido logo antes de morrer. Estas histórias foram disseminadas por alguns grupos cristãos até ao ponto de se tornarem lendas urbanas, embora as afirmações tenham sido refutadas pelos filhos de Darwin e sejam consideradas falsas por historiadores.
E ainda pode ser pior. Muitos religiosos acreditam, ou se deixam acreditar, que o homem tem uma costela a menos que a mulher. Até quando acreditaram no que querem acreditar? Antes de passar adiante uma informação, questione a veracidade da mesma, este será seu primeiro passo para ser um ateu. Entenda que, ser ateu, não é querer, nem fazer, o mal.
Quanto a questão de provar para si mesmo? Um real assassino prova para sí que é inocente e, mesmo sem convencer o juri, deve ser inocentado mesmo sem dar ao juri provas de sua inocência? Pois quero ver quem tira da minha cabeça que entre a Terra e Marte há um bule de chá chinês rodando em torno do Sol numa órbita elíptica.
Obs. Obriagodo ao Luigi e a/ao Gil por seus comentários.
Munduruca, pode pensar o que quiser, desde que não esteja fazendo mal a ninguém até mesmo você próprio. O exemplo do assassino no juri não faz o menor sentido, pois neste campo restam provas objetivas e testemunhas do crime. No caso de crer em Deus, é algo essencialmente pessoal, já que não implica em ter que provar para os outros e nem se inocentar perante os outros. Meu negócio é me inocentar perante minha consciência e perante Deus. A própria Bíblia diz que "a salvação do homem é individual". Eu já encontrei meu caminho, cada um que busque o seu.
ResponderExcluiro assassino no jure usou do mesmo argumento que você usou em seu comentário anterior. A questão de você acreditar que Deus existe, não é prova para ninguem, nem para você. Nem só a bíblia ensina o que é certo e errado. Esta não é uma questão onde cada um pensa o que quizer, só há uma verdade. Deus existe ou não.
ResponderExcluirCabe a quem o ônus de provar que aquele bule de cha chines existe, você ou eu?